Empresa certificada ISO 9001:2008

Solução de problema estático na aplicação de termoformagem de plástico PET

30

Solução de problema estático na aplicação de termoformagem de plástico PET

Solução de problema estático na aplicação de termoformagem de plástico PET
1Plástico PET entrando na máquina de termoformação para fazer copos

        A imagem acima mostra uma folha de plástico PET que é alimentada em uma máquina de termoformação. Durante a termoformação, o plástico é transformado em copos. Mas, se o plástico entra na máquina de termoformagem com presença de estática, o processo de formação pode não ocorrer corretamente, resultando em defeitos.

        A empresa responsável pela termoformagem desses copos contatou o departamento de Engenharia de Aplicações da EXAIR em busca de uma solução para o problema. Eles consideraram o uso de barras de íons, mas não tinham certeza se as barras de íons eram a solução certa. Então, examinamos o processo e as variáveis em jogo para determinar o melhor caminho para remover esta carga estática.

        A estática nesta aplicação estava presente durante todo o percurso da folha de plástico na máquina de termoformagem. Na EXAIR, recomendamos sempre instalar qualquer solução de eliminação estática no último ponto possível antes que a estática esteja causando um erro no processo, para garantir que não seja gerada nenhuma estática. Uma carga estática tem o potencial de ser gerada com fricção, separação ou mesmo simples contato com outra superfície. No exemplo acima, a separação do rolo e a fricção sobre os rolos adicionais pode ser uma fonte de estática.  Então teríamos que encontrar uma maneira de eliminar a estática apenas antes da folha entrar na máquina de termoformação.

        Verificamos que a termoformação nesta aplicação pode ocorrer entre 82-127 ºC (180-260 °F), e este calor se propaga da máquina para a área imediatamente fora da entrada de alimentação de plástico. Assim, colocando barras de íon fora da máquina, as colocaria perto do limite de temperatura de operação (a temperatura máxima para uma barra de íon é 74ºC ou 165 °F).

        No entanto, apenas a alguns metros da máquina, esta temperatura se dissipa significativamente. Então, se pudéssemos encontrar uma maneira de montar nossa solução a 0,60-0,90m de distância e efetivamente eliminar a estática, teríamos uma solução viável.

        Assim pensamos nas Super Lâminas de Ar de Íon, as super lâminas fornecem os mesmos recursos de eliminação estática de uma barra de íon, mas com um benefício adicional de transferir os íons eliminadores estáticos através de um perfil de ar suave e laminar. Isso nos permite montar as super lâminas de ar de íon a poucos metros da entrada da máquina, mas ainda assim eliminar a estática. A uma distância de 30cm, a Super Lâmina de ar de Íon pode eliminar uma carga estática de 5kV em 0.18 segundos a uma pressão de operação de 80 PSIG e em 0.60 segundos a uma pressão de operação de 5 PSIG.

        Com base na largura de 486mm, este cliente optou por 2 Super Lâminas de ar de Íon de 18”, modelo 111018, e 1 fonte de alimentação de 230VAC com 2 saídas, modelo 7907 . Ao instalar uma Super Lâmina de ar de Íon em cima da folha de plástico e uma embaixo da folha, o problema estático nesta aplicação foi resolvido.

        Se você possui um aplicativo que precisa de uma solução estática, entre em contato com um Engenheiro de Aplicações da Exair/ Flowcenter. Nós estamos aqui para ajudar.

     

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *